Os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começaram a julgar nesta terça-feira (25), se aceitam ou não denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete aliados em ação sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, vencidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Bolsonaro encontra-se no plenário do STF, o único denunciado a acompanhar in loco o julgamento. Ao chegar, ele cumprimentou algumas pessoas e se sentou na primeira fileira, de frente aos ministros. Pelas redes sociais, o ex-presidente mencionou o jogo da Seleção Brasileira contra a Argentina hoje e usou a figura do juiz de futebol para atacar Moraes:
“Brasil e Argentina em campo hoje às 21h no Monumental de Núñez. Vamos torcer pelos nossos garotos voltarem com a vitória. Já no meu caso, o juiz apita contra antes mesmo do jogo começar? E ainda é o VAR, o bandeirinha, o técnico e o artilheiro do time adversário; tudo numa pessoa só”.
Ao lado de Bolsonaro, outros sete aliados são acusados de terem cometido cinco crimes: golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.