Na próxima semana 48 escolas estaduais de todo o Estado estarão “de cara nova” para receber os alunos para mais um ano letivo. Elas estão sendo pintadas por 1.225 reeducandos que cumprem pena em regime semiaberto e foram selecionados para receber qualificação profissional por meio do Programa Via Rápido Expresso, que oferece aulas práticas em equipamentos públicos.
Em Franco da Rocha, os presos do Centro de Progressão Penitenciária (regime semiaberto) estão pintando as escolas estaduais Azevedo Soares, Francisco Antunes, Professor Domingos Cambiaghi e Professora Kátia Maria Tarifa Leme Tonelli.
A ação é uma parceria entre Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SDECTI), Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e Secretaria de Estado da Educação (SEE). Na primeira etapa são contemplados 36 municípios paulistas, desde a capital até o extremo oeste do Estado.
Os cursos possuem dois módulos , divididos em 25/horas de aulas teóricas e 75/horas de práticas. Os municípios foram escolhidos de acordo com a demanda de reeducandos na região. Na rede estadual, sempre nos meses que antecedem a volta às aulas, a SEE organiza aulas práticas de manutenção e limpeza nos prédios. A previsão é que elas terminem antes do retorno dos alunos. No ano passado, foram pintadas 42 escolas estaduais em todo o Estado. O sucesso da iniciativa garantiu a ampliação em 2017.
Sobre o Via Rápida Expresso
O Via Rápida Expresso é uma modalidade do Programa Via Rápida coordenado SDECTI, que tem como objetivo oferecer cursos de curta duração, na área da construção civil (pintores), para presos do regime de semiliberdade e trabalhadores desempregados. Em 2016, a iniciativa ofereceu 10 mil vagas para o Via Rápido Expresso e outras 10 mil para o Via Rápida Econômico. A Pasta também conta com o Via Rápida Emprego, que já qualificou profissionalmente mais de 230 mil pessoas em todo Estado.