BrasilCidadesDestaqueFrancisco MoratoNotícias

Obra abandonada do novo fórum de Francisco Morato vai se tornar em uma Praça da Cidadania.

669leituras

Francisco Morato será uma das cidades contempladas com o projeto Praça da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo. Nessa segunda-feira (16), a prefeita do município Renata Sene, assinou o convênio para implantar o equipamento no múnicipio. No dia 12 de abril, a prefeita realizou uma agenda com o Secretário Executivo e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Fernando Chucre, onde foi feita a apresentação de estudo para a implantação da “Praça da Cidadania de Francisco Morato”, com apresentação do projeto conceitual e calendário de implantação, como informou a prefeita.

 

Nas fotos divulgadas pela prefeitura, podemos observar que o projeto será implantado no espaço onde hoje fica a obra abandonada do novo Fórum de Francisco Morato, no bairro Jardim Magalhães, ao lado do CSU. Segundo o governo do estado, a área livre da Praça pode oferecer, a depender de cada projeto: academia ao ar livre; pista de caminhada; quadra poliesportiva; quadra de futebol society; quadra de basquete de rua (3×3); pista de skate; área de jogos; parquinho infantil; arena ao ar livre; pergolado; jardim de chuva; e horta comunitária.
O estado também destacou que além dos espaços de esporte e lazer, o projeto das Praças inclui a implantação de um edifício destinado à Escola de Qualificação Profissional. O objetivo desse projeto é de promover espaços destinados à proteção e inclusão social, ao aperfeiçoamento profissional e à participação comunitária de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Com esse projeto sendo realizado, vai colocar fim na obra que seria o novo Fórum de Francisco Morato, que está abandonado há mais de sete anos. Em 2014, o projeto do novo fórum da cidade foi apresentado e começou até a ser construído pelo governo do estado, porém a obra não foi para frente e o projeto foi abandonado.
Hoje toda a estrutura do local se encontra comprometida, não sendo possível sua retomada segundo informações. Segundo um levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado de SP, a obra do Fórum de Francisco Morato foi paralisada devido inadimplemento da empresa contratada que iria realizar a obra.
Segundo o Tribunal de Contas, o valor total do contrato era superior a R$9 milhões. A prefeitura de Francisco Morato, em texto publicado no dia 27 de abril de 2018, informou que município arca com os quase 20 mil reais mensais de aluguel do prédio onde o Fórum está alojado hoje, na rua João Mendes Júnior.
A prefeitura de Francisco Morato, em texto publicado no dia 27 de abril de 2018, informou que município arca com os quase 20 mil reais mensais de aluguel do prédio onde o Fórum está alojado hoje, na rua João Mendes Júnior.
Nesse mesmo ano de 2018, a prefeitura desejava levar todo o Setor do Fórum onde hoje funciona o CIC. “Apresentamos a possibilidade de que o Fórum vá para o prédio do CIC, onde há atualmente o poder judiciário, o Núcleo Especial Criminal e, principalmente, é um prédio que atende todas as exigências de acessibilidade, garantindo um melhor atendimento”, disse a prefeita Renata Sene.
Agora no Governo do Estado, segundo informado, vem sendo tramitado para onde as instalações do fórum de Francisco Morato pode ir em breve.