A megaoperação policial que mobilizou cerca de 2.500 agentes nesta terça-feira (28) na Zona Norte do Rio de Janeiro é considerada a mais letal da história do estado. O confronto nos Complexos do Alemão e da Penha resultou na morte de mais de 100 pessoas, segundo relatos e circulação inicial do número, embora o Governo do Rio de Janeiro tenha confirmado oficialmente que pelo menos 64 pessoas foram mortas. As autoridades alertaram que o número de vítimas fatais pode aumentar.
O saldo de vidas perdidas veio acompanhado de cenas de desespero e horror que chocaram moradores e circularam amplamente nas redes sociais. Após o intenso confronto, imagens mostram a devastação nas comunidades.
Moradores foram vistos nas ruas em meio aos destroços, tentando cobrir e recolher os corpos espalhados. Em vídeos que circulam nas redes sociais, mais de 50 corpos foram enfileirados na Praça São Lucas, na Estrada José Rucas, uma das principais vias da região.
Ao longo da madrugada desta quarta-feira (29), cinquenta corpos foram recolhidos e levados para a mesma Praça São Lucas. Uma imagem chocante flagrou um carro de passeio com a parte traseira abarrotada de cadáveres, que os populares tentavam proteger com panos.





