BrasilCidadesFrancisco Morato

Moradores de Francisco Morato se preocupam com possível “surto” de gripe na cidade.

325leituras

Leitores do Cidade Repórter, tem relatado uma questão preocupante em Francisco Morato, sobre um provável surto de gripe no município. Até o momento as autoridades em saúde de Francisco Morato não emitiram nenhum comunicado oficial sobre o assunto, porém relatos da população deixam a população preocupada.

Na última segunda (13), conforme o relato do morador do bairro Vila Suíça, Rafael Matheus de 26 anos, que está há três dias com sintomas gripais, ele esteve na UPA 24h de Francisco Morato. Segundo ele, foi informado por um médico da unidade, que há um grande número de pessoas com esses sintomas nos últimos dias a procura de um tratamento.

“A UPA esta lotado e os médicos alegaram isto. Aliás todos estão com os mesmos sintomas, febre, garganta inflamada, dores no corpo e cabeça, tosse”, contou Rafael ao Cidade Repórter, que foi atendido e recebeu uma receita para realizar o tratamento em casa, para não ficar muito tempo exposto na unidade.

A moradora do Jardim Rosas Carol Oliveira, também de 26 anos vem passando por uma situação semelhante, ela e seu irmão também estão com sintomas gripais.

“Então, fui no domingo na Santa Casa daqui de Morato, mesmo com febre que essa gripe dá é tão forte que quase desmaiei de tão alta a temperatura corporal. Passei com a médica na Santa Casa, ela disse que era apenas uma gripe forte e passou dois medicamentos que estou tomando ainda, conforme foi passando os dias fui melhorando, fiquei de repouso, e hoje me sinto um pouco melhor, mas ainda com muita tosse e sensação de cansaço mesmo estando em casa.”, relatou Carol ao Cidade Repórter. Ela ainda conta que durante a sua ida até a unidade da Santa Casa, ela notou algumas pessoas na triagem com os mesmos sintomas gripais.

Segundo fontes, nas unidades de Saúde de Francisco Morato, pessoas vem procurando cada vez mais pela vacina contra a gripe.

O Cidade Repórter entrou em contato com a Prefeitura de Francisco Morato, para saber se há algum aumento significante para poder ser considerado um “surto” de gripe, mas foi informado que não há notificação de casos até o momento.

Através de fontes que atuam na saúde municipal de Francisco Morato, foi informado que nos últimos dias houve um elevado número de pacientes com sintomas gripais na UPA 24h de Francisco Morato e na Santa Casa. Porém nada ainda foi confirmado se essa alta demanda é provocada por uma gripe comum ou se faz parte da gripe do vírus influenza A H3N2, já que exames em laboratório ainda deverão ser feitos.

Os principais sintomas que parte da população vem sentindo são tosse, dor na garganta, dor de cabeça e cansaço.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, o vírus influenza A H3N2, o mesmo associado à epidemia de gripe Rio de Janeiro, está circulando na cidade de São Paulo e já provoca aumento de atendimentos nos prontos-socorros e internações em hospitais públicos e privados.

Segundo a infectologista Nancy Bellei, professora da Unifesp e coordenadora da testagem do Hospital São Paulo, entre segunda (13) e terça (14), já são nove pessoas hospitalizadas com o H3N2. Em uma semana, são 19 casos de internações. Ano passado, de março a junho, período de pico da gripe, foram 12 casos.

Para se prevenir contra o vírus da gripe, é importante fazer o uso correto da máscara e manter o distanciamento social, como orienta especialistas.

#CidadeRepórter