O governo federal vai enviar notificações para celulares roubados ou furtados que foram habilitados em uma nova linha telefônica. A medida integra uma nova fase do serviço Celular Seguro, um programa que visa combater o roubo e o furto de aparelhos celulares no país.
As notificações serão enviadas pelo WhatsApp. A atualização será implementada até a próxima sexta-feira (4).
Na mensagem, o usuário será informado de que precisará devolver o aparelho na delegacia da Polícia Civil mais próxima de sua residência e prestar esclarecimentos. Ou seja, se um telefone foi receptado ou comprado sem conhecimento de que foi adquirido por roubo ou furto, ele será localizado e o novo usuário será comunicado que precisará ir até uma delegacia para devolver o celular e prestar esclarecimentos.
Caso não faça a devolução, o indivíduo poderá ser alvo de um inquérito por furto, roubo, receptação ou associação criminosa.
Aplicativo Celular Seguro
O aplicativo Celular Seguro, do governo federal, recebeu uma atualização significativa, com a implementação de novas funcionalidades: o bloqueio total e o modo recuperação.
No bloqueio total, a linha telefônica é completamente desativada, assim como todas as contas vinculadas às instituições parceiras. Além disso, o IMEI (número de identificação do aparelho) é bloqueado, tornando o dispositivo inutilizável.
Já o modo recuperação permite o bloqueio da linha telefônica e das contas relacionadas, mas possibilita o retorno do aparelho à rede de telefonia desde que seja instalado um novo chip. Essa opção visa facilitar a recuperação do dispositivo em casos de perda ou furto sem intenção criminosa.