O Governo do Estado iniciou nesta semana audiências públicas para apresentar a proposta de concessão do lote Rodoviário do Circuito das Águas.
A concessão abrange cerca de 533 quilômetros de malha rodoviária da região, englobando trechos atualmente administrados pelo DER/SP e pela concessionária Renovias.
O projeto inclui trechos como a SP-332 (Rodovia Tancredo Neves) e SP-354 (Rodovia Edgard Máximo Zambotto), entre as cidades de Caieiras, Cajamar, Campinas e Jundiaí.
O investimento total estimado é de mais de R$ 10 bilhões em infraestrutura, com um prazo de concessão de 30 anos e abrange a construção de novas passarelas e acostamentos, duplicação e ampliação de faixas e melhorias na iluminação das áreas urbanas. Além disso, o novo sistema de cobrança automatizada, conhecido como free flow, será implantado para tarifação dos veículos sem a necessidade de praças físicas de pedágio.
No decorrer da audiência pública, foram discutidas ainda a instalação de possíveis novos pórticos de pedágio. Confira os locais:
- Km 28, em Laranjeiras, Caieiras (próximo à padaria Center Pão)
- Km 42, em Franco da Rocha (próximo ao Mercado Livre)
- Km 48, Serra dos Cristais, Franco da Rocha (sentido Jundiaí)
Confira a localização prevista para os pórticos de pedágio:
A proposta segue em debate e contará com novas audiências públicas para apresentação detalhada dos projetos. Entretanto, a crescente insatisfação com a instalação de novos pórticos de pedágio indica que a implementação pode enfrentar forte resistência nos próximos meses.