Se você não foi vítima, certamente conhece alguém que já caiu no golpe virtual do WhatsApp. A Conta do aplicativo é “clonada” e usada por alguém com intuito malicioso, para pedir dinheiro aos contatos cadastros, roubar todos os dados e fazer compras online. Os golpes tem acontecido com mais frequência durante a pandemia do novo coronavirus.
Foram 50 milhões de mensagens de fraudes disparadas entre março e junho deste ano, 10 milhões a mais do que no mesmo período no ano passado. Os números são da PSafe, empresa dona de um aplicativo que detecta esse tipo de fraude.
O golpe mais comum neste momento, de acordo com a startup, está relacionada com o auxílio emergencial.
Em entrevista à CNN, Emílio Simoni, especialista em segurança digital da PSafe, explica que é preciso sempre denunciar, afim de chamar a atenção das autoridades, para o assunto.
“Existe uma lenda de que o que se faz na internet não é possível se identificar. Não é assim. Tudo o que você fizer através do computador ou do celular é rastreável”, falou.
“Quando alguém for vítima de algum tipo de golpe pela internet ou por aplicativo tem que buscar as autoridades policiais e pedir a investigação”, concluiu.
Fonte: CNN