O treinamento acontecerá na rua Marechal Gaspar Dutra, no bairro Vila Nossa Senhora Aparecida, local que sofre historicamente com alagamentos
Franco da Rocha enfrenta há décadas problemas causados pelas enchentes e a prevenção de acidentes e a preservação da vida são prioridades. No sábado, 1º de julho, às 8h30, o município fará um simulado de inundação e abertura das comportas da Represa Paiva Castro.
Organizado pelo Núcleo de Defesa Civil da prefeitura de Franco da Rocha e pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o treinamento acontecerá na rua Marechal Gaspar Dutra, no bairro Vila Nossa Senhora Aparecida, próximo ao centro da cidade, e tem como objetivo preparar os moradores para situações de evacuação de área de inundação.
Nos períodos de maior incidência de chuva, as enchentes atingem principalmente o centro de Franco da Rocha, fica em uma região de vale, e a Vila Nossa Senhora Aparecida, com 176 moradores, recebe todo o volume proveniente dos bairros situados em regiões mais altas e de municípios vizinhos.
A Represa Paiva Castro é formada pela barragem localizada no rio Juqueri, que corta Franco da Rocha. Em 2022, com as fortes chuvas que atingiram a cidade, a represa chegou a entrar no limite da cota de segurança e a prefeitura emitiu alerta para a possibilidade de abertura das comportas.
Nesse sentido, a administração municipal e a Sabesp vêm articulando procedimentos de segurança, como a criação do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), formado pela equipe da Defesa Civil Municipal e membros comunitários da região central da cidade. O núcleo busca assegurar apoio e proteção aos moradores em situações de emergência.
O simulado contará ainda com apoio do Governo do Estado de São Paulo, Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Fundação Florestal.
Com inf: Prefeitura de Franco da Rocha