Bombeiros e agentes da Defesa Civil do Estado de São Paulo seguem atuando intensamente nas operações de busca e resgate em La Guaira, na Venezuela, após um terremoto que resultou no desabamento de um edifício. Indícios apontados por cães farejadores sugerem a possível presença de sobreviventes sob os escombros, o que levou à intensificação dos trabalhos durante a noite de quarta-feira (1º) e a madrugada desta quinta-feira (2).
Desde a identificação desses sinais, as equipes passaram a trabalhar de forma contínua na retirada dos destroços. A operação envolve técnicas específicas para atuação em áreas colapsadas, como escoramento de estruturas e escavação controlada, estratégias fundamentais para aumentar as chances de resgatar vítimas com vida.
A força-tarefa já se aproxima de 24 horas ininterruptas de atuação, exigindo preparo físico, precisão técnica e cautela. Em situações como essa, cada movimentação é cuidadosamente planejada para evitar novos desabamentos e preservar possíveis espaços onde vítimas possam estar abrigadas.
Os profissionais brasileiros atuam em cooperação com autoridades venezuelanas, concentrando esforços na localização de sobreviventes. A missão faz parte de uma ação humanitária mais ampla, que também inclui avaliações estruturais e suporte técnico às equipes locais.
A operação conta com integrantes de diferentes estados do país, incluindo São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Ao todo, participam 27 bombeiros paulistas, além de duas cadelas de busca e salvamento, Malina e Kiara. As equipes foram deslocadas em duas etapas, nos dias 26 e 28 de junho, levando cerca de nove toneladas de equipamentos especializados para atuação em estruturas colapsadas.



