Após um período de suspensão por motivo de problemas com uma empresa prestadora de serviços, a Credencial do Trabalhador Desempregado enviou um ser emitido em São Paulo. O benefício passa agora a ser 100% digital e em forma de cartão de embarque para agilizar o acesso do passageiro ao sistema, e será enviado gratuitamente ao endereço fornecido pelo passageiro.
A Credencial é um benefício fornecido ao trabalhador desempregado que tenha registrado em sua Carteira Profissional, emitida pelo Ministério do Trabalho, e baixa no último emprego há mais de 30 dias e menos de 180 dias.
Desta forma, o trabalhador desempregado deverá solicitar uma Credencial de Trabalhador Desempregado à CPTM, que poderá ser utilizada tanto na CPTM quanto no Metrô. A credencial tem validade de 90 dias não renovável.
Para solicitar o novo Cartão do Trabalhador Desempregado, o passageiro deve acessar o site https://ajuda.boradetop.com.br/hc/pt-br/articles/33282707245467-Como-solicito-meu-Cart%C3%A3o-do-Trabalhador-Desempregado e preencher o formulário disponível. É necessário ter os seguintes documentos:
– RG ou outro documento oficial com foto;
– CPF;
– Rescisão do último contrato de trabalho ou ato judicial;
– Carteira de trabalho;
– Extrato do CNIS atualizado.