Cidade RepórterCidade RepórterCidade Repórter
Notificação Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Página Inicial
  • Cidades
    • Caieiras
    • Cajamar
    • Francisco Morato
    • Franco da Rocha
    • Jundiaí
    • Mairiporã
    • São Paulo
  • Brasil
  • Notícias
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Moda
    • Policia
    • Politica
    • Saúde
    • Esportes
    • Tecnologia
  • Geral
  • Entretenimento
LENDO: Quaest: desaprovação ao governo Lula cai para 49%, enquanto aprovação sobe para 46%
Font ResizerAa
Cidade RepórterCidade Repórter
Search
  • Home
    • Home News
  • Categories
  • Bookmarks
    • Meus Interesses
    • Lista de Leituras
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US
BrasilPolitica

Quaest: desaprovação ao governo Lula cai para 49%, enquanto aprovação sobe para 46%

Redação - Cidade Repórter
Última atualização: 13 de maio de 2026 10h18
Redação - Cidade Repórter
Published: 13 de maio de 2026
Compartilhar

A pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (13) mostra que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é desaprovado por 49% dos brasileiros, enquanto 46% aprovam a gestão. Os números indicam uma melhora em relação ao levantamento anterior, realizado em abril, quando a desaprovação era de 52% e a aprovação, de 43%.

De acordo com o diretor da Quaest, Felipe Nunes, a principal mudança ocorreu entre os eleitores independentes. Nesse grupo, o saldo negativo — diferença entre desaprovação e aprovação — caiu de 16 pontos percentuais em abril para 5 pontos negativos na pesquisa mais recente.

O levantamento ocorre a cinco meses das eleições, período em que o governo federal tem anunciado medidas com potencial impacto popular, como o programa de renegociação de dívidas “Desenrola 2.0” e novas ações de combate ao crime organizado.

Recortes por perfil do eleitor

Entre as mulheres, o governo apresenta cenário positivo: 48% aprovam a gestão, enquanto 44% desaprovam — uma inversão em relação a abril, quando a rejeição era maior. Já entre os homens, a desaprovação permanece mais elevada, em 55%, contra 43% de aprovação.

Na divisão por idade, os jovens de 16 a 34 anos concentram maior rejeição (55%), enquanto entre pessoas com 60 anos ou mais a aprovação é predominante, com 51%.

Diferenças regionais e religiosas

O Nordeste segue como principal base de apoio do presidente, com 63% de aprovação. Nas demais regiões, a desaprovação supera a aprovação, especialmente no Sul (61%) e no Sudeste (54%).

Por religião, o governo registra avanço entre católicos, com aprovação de 55%, enquanto entre evangélicos a desaprovação atinge 65%.

Avaliação do governo e expectativa eleitoral

A avaliação geral da gestão também apresentou melhora: 39% consideram o governo negativo, ante 42% em abril, enquanto 34% o classificam como positivo.

Quando questionados sobre uma eventual reeleição, 41% dos entrevistados afirmam que o presidente merece mais quatro anos de mandato, enquanto 55% dizem que ele não deveria ser reeleito.

Já sobre a percepção do país, 53% avaliam que o Brasil está na direção errada, contra 38% que acreditam no rumo correto.

Cenário político e percepções

A pesquisa também indica equilíbrio no sentimento de temor político: 44% afirmam ter mais medo da volta da família Bolsonaro ao poder, enquanto 42% dizem temer a continuidade de um governo Lula.

O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 8 e 11 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-03598/2026.

Redação - Cidade Repórter

TÓPICOS:Brasil
Compartilhar
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Bluesky Copiar Link

Siga-nos

Acompanhe o Cidade Repórter nas Redes
172kCurtir
78.5kSeguir
23kInscrever

Notícias Relacionadas

Brasil

Governo zera imposto federal para compras internacionais de até US$ 50 com nova medida provisória

Redação - Cidade Repórter
Redação - Cidade Repórter
13 de maio de 2026
BrasilPolitica

Quaest: Lula lidera com 39% e Flávio Bolsonaro tem 33% nas intenções de voto para 2026

Redação - Cidade Repórter
Redação - Cidade Repórter
13 de maio de 2026
BrasilSaúde

Anvisa determina recolhimento de produtos da Ypê por risco de contaminação

Redação - Cidade Repórter
Redação - Cidade Repórter
7 de maio de 2026

Categorias

  • Cidades
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Tecnologia
  • Empregos
  • Brasil
  • Entretenimento

Sobre nós

Somos o maior veículo de comunicação da região, contemplando o eixo Caieiras-Jundiaí.
Links Rápidos
  • Página Inicial
  • Lista de Leituras
  • Meus Interesses
Categorias
  • Cidades
  • Notícias
  • Brasil
  • Geral

Assine Nossa Newsletter

Receba, gratuitamente, as novidades do Cidade Repórter

EM BREVE!

Cidade Repórter - CNPJ 58.953.763/0001-37

© Cidade Repórter. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?