O candidato democrata Zohran Mamdani, de 34 anos, venceu as eleições para prefeito de Nova York (EUA), realizadas na terça-feira, 4 de novembro de 2025. Com 91% das urnas apuradas, Mamdani obteve 50,4% dos votos, tornando-se o prefeito mais jovem da cidade em mais de um século. O pleito marcou a derrota do ex-governador Andrew Cuomo, que concorreu como independente e ficou em 2º lugar, com 41,6% dos votos, enquanto o republicano Curtis Sliwa registrou 7,1%. A disputa ocorreu após o atual prefeito, Eric Adams, desistir da reeleição em setembro devido a acusações de corrupção.
Em seu discurso de vitória, Mamdani, que tomará posse em janeiro de 2026, celebrou o feito e afirmou ter derrubado uma dinastia política, dando voz a trabalhadores marginalizados, como cozinheiros, entregadores e motoristas de táxi. “Nos últimos 12 meses, vocês ousaram almejar algo maior. Esta noite, contra todas as probabilidades, nós conseguimos. O futuro está em nossas mãos”, disse o democrata, conforme citado pelo The New York Times.
Mamdani emergiu como favorito após vencer as primárias democratas em junho, defendendo uma plataforma progressista que inclui creches universais, ônibus públicos gratuitos, congelamento de aluguel em unidades subsidiadas e taxação de milionários. Sua vitória sugere que o presidente Donald Trump deverá dar continuidade à sua proposta de intervenção da Guarda Nacional na segurança pública da cidade, uma tática que ele utiliza em outras metrópoles governadas por democratas.





