O Brasil registrou um aumento nos casos de intoxicação por metanol, alcançando 59 confirmações, de acordo com o último boletim do Ministério da Saúde divulgado nesta quarta-feira (29). O número de mortes confirmadas pela substância chegou a 15.
O estado de São Paulo é o mais afetado, com 46 casos confirmados e nove mortes. Em seguida, aparecem Paraná, com seis casos e três óbitos, e Pernambuco, com cinco casos e três óbitos. Rio Grande do Sul e Mato Grosso registraram um caso cada, sem mortes confirmadas.
Além dos óbitos confirmados, outras nove mortes estão sob investigação por suspeita de intoxicação por metanol. Os casos em análise estão distribuídos entre Pernambuco (3), Paraná (2), São Paulo (2), Minas Gerais (1) e Mato Grosso do Sul (1).
Diante do cenário, o Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo (CVS) emitiu um alerta sobre o consumo de bebidas alcoólicas de origem clandestina ou sem procedência confiável, que podem conter substâncias tóxicas como o metanol, representando um grave risco à saúde.
As autoridades incentivam a população a denunciar possíveis irregularidades e suspeitas sobre bebidas adulteradas. Denúncias podem ser feitas anonimamente pelo Disque Denúncia 181 ou pelo site da Polícia Civil de São Paulo. O Procon-SP também recebe queixas pelo telefone 151 e em seu portal online.





