O frio deve perder intensidade na capital paulista a partir desta quarta-feira (20) com a chegada de um veranico, período de tempo seco e quente em pleno inverno que deve se estender até sábado (23). De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da Prefeitura de São Paulo, a massa de ar frio de origem polar será substituída por uma massa de ar seco, elevando as temperaturas.
A Defesa Civil explica que o veranico dura, em média, de três a cinco dias e apresenta características semelhantes ao verão, mas ocorre exclusivamente durante o inverno. Nesse intervalo, os termômetros devem registrar máximas próximas a 27 °C, enquanto a umidade relativa do ar pode cair para índices próximos de 30%.
As mudanças já começam a ser percebidas nesta segunda-feira (18), quando a máxima prevista é de 25 °C, com maior incidência de sol no período da tarde. Na terça-feira (19), o cenário se repete: a temperatura deve alcançar 26 °C e a umidade mínima ficará em torno de 43%.
A partir de quarta (20), a tendência é de elevação gradativa das temperaturas, consolidando o veranico até o fim da semana.