Uma nova modalidade de pagamento via Pix passa a valer a partir desta sexta-feira (28). Será possível fazer um pagamento instantâneo aproximando o celular da maquininha, por meio do aplicativo do banco, sem a necessidade de digitar a senha, como já é feito com os cartões de crédito e débito.
Inicialmente, as transações do Pix por aproximação terão um valor máximo padronizado de R$ 500, embora os clientes tenham a opção de estabelecer valores menores, conforme sua preferência, e também, criar um valor máximo por dia.
Segundo o Banco Central, até o momento, essa funcionalidade estará disponível apenas para dispositivos Android.
Nas compras realizadas online, a finalização do pagamento será feita com um único clique. A ideia é que seja uma forma de pagamento mais simples e rápida que o PIX por QR Code.
Como vai funcionar o PIX por aproximação?
Para habilitar o uso do Google Pay e do Pix por aproximação, os usuários devem seguir alguns passos simples. Primeiro, é necessário ativar a tecnologia NFC nas configurações do celular. Em seguida, o aplicativo Carteira do Google deve ser aberto, onde o usuário deve clicar em “Adicionar à carteira” e selecionar “Cartão de pagamento”, seguindo as instruções apresentadas.
O processo de utilização do Pix por aproximação pode ser realizado de duas maneiras. A primeira é através da carteira digital, onde o cliente solicita o pagamento ao estabelecimento, aproxima o celular desbloqueado da maquininha e confirma a transação. A segunda opção é pelo aplicativo do banco, onde o usuário deve abrir o app, escolher “Pix por aproximação” e seguir as instruções na tela.
No caso do Banco do Brasil, é importante destacar que para transações que ultrapassarem R$ 200, a senha bancária ainda será necessária, garantindo uma camada adicional de segurança nas operações financeiras





