Várzea Paulista agora faz parte da Região Turística Negócios e Cultura, que reúne nove municípios paulistas e é reconhecida pelo Governo do Estado de São Paulo por meio do Programa Mapa do Turismo Paulista. A assinatura do termo de adesão ocorreu na terça-feira (21), no Centro Cultural de Caieiras.
O prefeito professor Rodolfo assinou o documento e ressaltou a importância do turismo como elo entre pessoas e ideias. “Estamos honrados em ingressar nessa região e assumir o compromisso de crescer juntos. O turismo gera renda e valoriza as tradições da cidade e do seu povo”, afirmou.
Segundo o gestor de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Júlio Pardal, a integração reforça o compromisso do município com o desenvolvimento sustentável e amplia o acesso a programas, investimentos e parcerias estratégicas estaduais e regionais. “Teremos um fortalecimento da economia criativa e do turismo cultural, consolidando Várzea Paulista no Mapa do Turismo Paulista”, destacou.
Neste ano, o município lançou a marca Turismo Várzea Paulista, iniciou a primeira Rota Turística local e avançou nas tratativas para a criação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), fortalecendo seu posicionamento no setor. Para o gestor de Cultura, William Paixão, a adesão é fruto do trabalho contínuo para inserir Várzea Paulista no contexto turístico estadual.
O evento contou ainda com a participação de prefeitos e gestores de Cultura das cidades integrantes da Região Turística, além do vice-prefeito e gestor de Governo e Administração de Várzea Paulista, João Paulo de Souza, do vereador Maycon de Nóbrega e servidores da Unidade de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo do município.
Atualmente, a Região Turística Negócios e Cultura é composta por Caieiras, Osasco, Jandira, Franco da Rocha, Campo Limpo Paulista, Carapicuíba, Francisco Morato, Itapevi e, agora, Várzea Paulista.




