Três crianças, de seis, sete e nove anos, foram resgatadas de uma situação de abandono no bairro Jardim América I, em Várzea Paulista, na segunda-feira (24). A mãe, de 29 anos, está sendo investigada pela Polícia Civil por suspeita de abandono de incapaz e maus-tratos.
Segundo o boletim de ocorrência, o resgate ocorreu após uma denúncia anônima informar que as crianças estavam sozinhas há pelo menos três dias. Ao chegar ao local, a polícia encontrou as vítimas em um ambiente insalubre, sem a presença de qualquer responsável. De acordo com o registro policial, elas estavam sendo alimentadas por vizinhos e dividiam o pouco que recebiam com os animais de estimação da família.
As três foram atendidas pelo Conselho Tutelar e encaminhadas aos cuidados da tia, que já cuidava da irmã mais nova, uma bebê de um ano e onze meses. As crianças não apresentavam sinais de agressão física.
O Conselho Tutelar e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) acompanham o caso. Os órgãos devem realizar escuta especializada e buscar um familiar que possa assumir a guarda permanente das crianças, evitando a necessidade de acolhimento institucional.
O caso foi registrado na delegacia de Várzea Paulista como abandono de incapaz e maus-tratos. Até a última atualização, a mãe das crianças não havia sido localizada pela polícia.





