A transição de comando da Linha 7-Rubi de trens metropolitanos teve início neste domingo, 1º de dezembro, com a TIC Trens, concessionária formada pelo consórcio C2 (Comporte e CRRC), assumindo gradualmente as operações do ramal que vai até Jundiaí. O processo de treinamento dos funcionários da TIC Trens será feito com apoio da CPTM até a plena operação da linha, prevista para 26 de novembro de 2025.
A nova concessionária, que venceu o leilão do Trem Intercidades Eixo Norte (SP-Campinas), está ciente da importância dessa fase de transição e tem solicitado a antecipação e ampliação de processos para garantir uma mudança tranquila. O objetivo é evitar os problemas observados nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, que passaram à gestão da ViaMobilidade.
Em menos de um ano, a Linha 7-Rubi deixará de operar no Serviço 710, que hoje oferece viagens diretas para a Linha 10-Turquesa, e passará a ter trens circulando apenas entre Jundiaí e Barra Funda, sem conexão direta com a Estação Luz, onde os passageiros fazem transferências para as linhas de metrô 1-Azul e 4-Amarela. Para seguir para outras áreas, será necessário utilizar as linhas 3-Vermelha e 11-Coral.
Além disso, a TIC Trens tem planos para lançar o Trem Intermetropolitano (TIM), que fará viagens entre Jundiaí e Campinas, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos, a partir de 2029. Em 2031, será inaugurado o esperado Trem Intercidades entre Barra Funda e Campinas, com parada apenas em Jundiaí.
Durante esse período de transição, a TIC Trens também realizará obras de melhorias na infraestrutura herdada, com apoio das operadoras MRS e Rumo para viabilizar as novas vias para os serviços programados.