O Governo de São Paulo divulgou nesta terça-feira (11) a celebração do décimo aditamento contratual referente ao convênio de integração tarifária do sistema de transporte da capital, conhecido como Bilhete Único. A alteração garante a continuidade da integração operacional entre os ônibus da SPTrans e o sistema de trilhos metropolitanos (Metrô e CPTM, incluindo concessionárias privadas).
A principal inclusão no acordo é a TIC Trens, a concessionária que assumirá integralmente a Linha 7-Rubi em 15 dias. A entrada da TIC Trens é considerada necessária porque suas estações aceitam o Bilhete Único da SPTrans, garantindo assim o desconto na tarifa para usuários que utilizam ambos os modais (ônibus e trem/metrô) dentro de um intervalo de tempo determinado. Outra mudança no documento é a inclusão da Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado como anuente do contrato.
O valor total do convênio, com vigência de um ano a partir de outubro de 2025, é de R$ 56,5 milhões. Este aditivo assegura a repartição dos valores arrecadados na tarifa entre todas as operadoras públicas e privadas que fazem parte do sistema (CPTM, Metrô, Linha Uni, ViaMobilidade, ViaQuatro e, agora, TIC Trens). O processo de inclusão de novas operadoras deve continuar, com a previsão de que a Trivia Trens, futura concessionária das Linhas 11, 12 e 13, também seja incluída no próximo ano.
Com informações de MetrôCPTM





