Pelo menos 144 pessoas morreram e mais de 732 ficaram feridas no forte terremoto de magnitude 7,7 que atingiu Mianmar nesta sexta-feira (28).
O tremor também atingiu a Tailândia e uma autoridade informou que pelo menos nove pessoas morreram na capital Bangkok. Usuários chineses de redes sociais nas províncias de Yunnan e Guangxi, que fazem fronteira com Mianmar, contaram que sentiram tremores após o terremoto. Equipes de resgate vasculham os escombros de um prédio que estava em construção e desabou. Mais de 100 ficaram desaparecidas no país.
Em Mianmar, grande parte da destruição ocorreu em Mandalay, segunda maior cidade do país, com uma população de cerca de 1,5 milhão de pessoas. O município é a antiga capital real do país e um importante centro do coração budista.
O terremoto foi seguido por um tremor secundário e vários outros mais moderados.
Terremoto histórico
O tremor desta sexta-feira (28), é certamente o maior a atingir Mianmar desde 1946 e provavelmente o mais forte dos tempos modernos. Ele se rompeu ao longo da Falha de Sagaing. A última vez que um terremoto dessa magnitude atingiu a terra foi em 2023, na Turquia, que matou mais de 50 mil pessoas.