O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou neste domingo (15) que vai disputar a reeleição ao cargo em 2026. Em entrevista ao programa Canal Livre, da Band, Tarcísio afirmou que seu foco está no trabalho e nos projetos para o estado, deixando de lado, ao menos por enquanto, planos para a Presidência da República.
“Qual é a minha opção, qual é o meu caminho em 26? É continuar em São Paulo”, declarou o governador, reafirmando sua dedicação aos projetos que planeja entregar para a população do estado até 2028, 2029 e 2030. Tarcísio destacou ainda que está comprometido com a fidelidade àqueles que o elegeram e com a entrega de resultados para a sociedade paulista.
Apoio à centro-direita e Bolsonaro em 2026
Apesar de afirmar que seu foco estará em São Paulo, Tarcísio também mencionou que irá atuar a favor de seu grupo político no cenário nacional. O governador expressou seu apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, considerado uma grande liderança da direita no Brasil. Segundo Tarcísio, o candidato da centro-direita em 2026 será provavelmente Bolsonaro ou aquele que ele indicar.
“Eu vou buscar a reeleição e vou trabalhar para que o estado de São Paulo possa entregar o máximo para esse candidato que representa o campo da centro-direita em 26”, disse Tarcísio, destacando a importância de unir a direita e o centro para alcançar vitórias, como ocorreu em algumas disputas recentes no Congresso Nacional.
Reflexões sobre erros do governo Bolsonaro
Ao comentar sobre os desafios enfrentados pelo governo Bolsonaro nas últimas eleições, Tarcísio fez uma crítica às atitudes do ex-presidente que afastaram o centro político, como a postura em relação às vacinas e o estresse com as instituições. Para o governador, esses fatores impactaram negativamente o resultado eleitoral e destacam a necessidade de um discurso mais conciliador e inclusivo na direita.