O Governo do Estado de São Paulo preparou uma operação especial para garantir o deslocamento e a segurança do público durante a Virada Cultural 2025, marcada para os dias 24 e 25 de maio. O evento, que oferece shows e atrações gratuitas por toda a cidade de São Paulo, contará com o funcionamento ampliado dos sistemas de transporte público e reforço no policiamento.
Durante a madrugada de sábado para domingo, todas as 57 estações da CPTM estarão abertas das 0h às 4h apenas para desembarque. O embarque será permitido exclusivamente em estações que fazem integração com o Metrô, como Luz, Brás, Palmeiras-Barra Funda e Tamanduateí.
No caso do Metrô, as estações Sé, República, São Bento e Anhangabaú funcionarão normalmente, com embarque e desembarque ao longo da madrugada. As demais estarão abertas apenas para o desembarque de passageiros. Trens reservas estarão disponíveis para reforçar o serviço caso a demanda aumente repentinamente.
Além da ampliação do transporte, o plano de ação inclui reforço nas equipes de segurança e no atendimento ao usuário em todas as linhas, bem como aumento do efetivo policial nas ruas da capital.