Na manhã desta terça-feira (26), o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS), inaugurou a Residência Inclusiva de Cajamar, um novo serviço destinado a jovens e adultos com deficiência que se encontram sem apoio familiar e em situação de vulnerabilidade social. A residência, que atende também os municípios de Caieiras, Francisco Morato, Mairiporã e Franco da Rocha, foi viabilizada em parceria com essas prefeituras da Região Metropolitana de São Paulo.
A secretária de Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém, representada no evento por Jane Graciela Silva Santos, responsável pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) da Grande São Paulo Norte, destacou a importância da iniciativa: “Essa Residência Inclusiva de Cajamar é fruto de uma parceria com cinco municípios da Grande São Paulo e mostra como o governo estadual, por meio da SEDS, protege as pessoas em situação de vulnerabilidade”.
Com capacidade para até dez residentes, o serviço é destinado a pessoas com deficiência leve ou moderada que tenham vínculos familiares fragilizados ou rompidos. A Residência Inclusiva de Cajamar segue o padrão estabelecido pela SEDS para serviços de alta complexidade, e contará com uma equipe multidisciplinar, incluindo coordenador, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, cuidadores sociais, entre outros profissionais.
Criada em 2009, a Residência Inclusiva é um serviço especializado que visa oferecer proteção social a adultos com deficiências e garantir a continuidade de seus cuidados em um ambiente seguro e estruturado. A inauguração em Cajamar reforça o compromisso do Governo de São Paulo com a inclusão social e a proteção das pessoas mais vulneráveis.






