A partir do próximo dia 13 de fevereiro, por determinação da Prefeitura de Francisco Morato, o local de treinamento das autoescolas do município, que acontece na rua Luís Pasteur (conhecida como Largo dos Artistas) no Jardim Nova Belém, vai mudar de local. A nova área de treinamento para os alunos que vem tirando sua habilitação de carro, será agora na rua Luiz Gonzaga Pinheiro e rua Maria Benedita Pinheiro (próximo ao antigo Bar Verde) no bairro São José.
Segundo apurado pelo Cidade Repórter, a mudança acontece após a reclamação de alguns moradores da rua Luís Pasteur, que estavam se queixando do barulho provocado por carros, carreta e ônibus das autoescolas que treinam seus alunos no local, além da queixa de veículos que paravam em frente a suas garagens. Em entrevista anterior ao Cidade Repórter, o vereador Agnaldo Vidali, falou em uma regulamentação do espaço, e não em uma mudança de local como vai acontecer. Na ocasião havia sido apresentado ideias como sinalização da via e uma distribuição de horários do uso do espaço, para diminuir os impactos causados pelos veículos das autoescolas.
Porém, a mudança de local, agora, tem incomodado alunos e proprietários de autoescolas do município, que são totalmente contra a mudança, já que novo local escolhido pela prefeitura, no bairro São José, possui uma grande movimentação de veículos e pedestres, além de não ser larga como a Rua Luís Pasteur. Fica também do receio do espaço não comportar os aproximadamente 25 veículos de todas as autoescolas da cidade, principalmente no momento dos alunos treinarem a baliza. Proprietários de autoescolas, negam que causam algum tipo de transtorno aos moradores rua Luís Pasteur, principalmente em dificultar a entrada e saída de veículos nas garagens, já que os veículos das autoescolas estão sempre em movimento e com seus instrutores a postos.
“Já havia ocorrido algumas modificações no local para adequar o uso do espaço pelos moradores e pelos veículos de treinamento, o que facilitou o fluxo de veículos e diminuiu bastante o número de reclamações, contudo, de forma unilateral e taxativa a Prefeitura através do Departamento de Trânsito e Mobilidade Urbana resolveu impor novo local de treinamento que não comporta às necessidades e não possui estrutura para o correto treinamento dos alunos, situação que irá prejudicá-los na prova final.” Informou em uma nota conjunta os representantes de autoescolas de Francisco Morato.
Em esclarecimento, a prefeitura de Francisco Morato informou ao Cidade Repórter que a mudança ocorre após estudos do departamento de trânsito afim de melhorar a mobilidade urbana e a segurança no trânsito, oferecendo assim uma melhor opção para os treinamentos das autoescolas.
O exame prático do Detran, contínua na Rua Luís Pasteur, o que deixa alunos preocupados, de realizar as aulas práticas em um local diferente de onde é aplicada a prova final.
As aulas práticas de moto e carreta, vão continuar na rua Luís Pasteur segundo informado pela prefeitura. Para quem vai tirar a habilitação de ônibus, o treinamento será realizado na Rua Dom Pedro I, próximo ao Posto Belém, na entrada da cidade.