Um policial militar foi morto a tiros em frente à sua casa na manhã desta quinta-feira (6), no Jardim Paulistano, região da Brasilândia, zona norte de São Paulo.
De folga e sem uniforme, o soldado Rafael Rodrigues Novais, de 32 anos, foi abordado por um homem que, segundo testemunhas, seria seu vizinho e devia R$ 300 à vítima.
O crime foi filmado por câmeras de segurança de imóveis próximos, que registraram o momento em que o suspeito aperta a mão da vítima, saca a arma de fogo da cintura e atira várias vezes contra o soldado.
A vítima parece não esperar que seria alvo do ataque. Um outro homem, também de camiseta vermelha, presencia a cena e corre logo após ouvir os disparos.
O vídeo mostra ainda que o autor pisa no celular de Novais, aparentemente para danificá-lo, e foge logo em seguida.
Lotado no 4° Batalhão de Polícia Militar, o policial estava na corporação há oito anos. Nas redes sociais, Novaes somava mais de 50 mil seguidores e publicava vídeos de sua rotina como policial, entre outras imagens de casos de violência. O policial definia seu perfil no Instagram como “um canal voltado a entretenimento e disseminação da verdade”.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública lamentou a morte e informou que “policiais militares, o Corpo de Bombeiros e o helicóptero Águia foram acionados e socorreram o policial, que estava de folga, ao PS de Taipas”, mas ele não resistiu e faleceu.
O caso foi registrado como homicídio doloso, quando há a intenção de matar, no 74º Distrito Policial (Parada de Taipas).