A Polícia Militar do Estado de São Paulo abriu um novo concurso público com 2.200 oportunidades para soldado PM de 2ª Classe. A remuneração inicial é de R$ 5.055,53.
As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de outubro, exclusivamente pelo site da Fundação Vunesp, responsável pela organização, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 85.
Entre os requisitos estão: ensino médio completo, idade entre 17 e 30 anos, estatura mínima de 1,55m para mulheres e 1,60m para homens, além de possuir CNH válida nas categorias B a E. Também é necessário estar quite com as obrigações eleitorais e, no caso dos homens, militares.
O processo seletivo será dividido em seis etapas: provas objetiva e dissertativa, exame físico, avaliações médica e psicológica, investigação social e análise documental.
A primeira fase está marcada para o dia 30 de novembro, com aplicação de uma prova objetiva de 60 questões e uma redação. As avaliações ocorrerão em 51 municípios — incluindo São Paulo e capitais de outros 14 estados. Apenas os candidatos que obtiverem pelo menos 30 pontos na prova objetiva terão a redação corrigida.
Ao todo, os 16 mil melhores colocados seguirão para as fases seguintes, que incluem testes físicos, como corrida de 50 metros, corrida de 2.400 metros e barra fixa, além das demais avaliações previstas em edital.
O conteúdo programático e todas as regras do certame podem ser consultados no portal da Vunesp.





