O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu 51,2% de aprovação em outubro, segundo a mais recente pesquisa Latam Pulse, realizada pelo instituto AtlasIntel em parceria com a Bloomberg. A desaprovação ao governo ficou em 48,3%, enquanto 0,9% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.
O levantamento foi conduzido entre os dias 15 e 19 de outubro de 2025, com 14.063 entrevistados em todo o país, utilizando metodologia de recrutamento digital aleatório (Atlas RDR). A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
De acordo com o instituto, este é o maior patamar de aprovação desde janeiro de 2024, quando Lula havia registrado o mesmo índice. O resultado também marca a terceira vez desde novembro de 2024 que a aprovação supera a desaprovação.
A pesquisa indica que a melhora na popularidade está ligada à queda da inflação, especialmente nos alimentos, e à comunicação mais direta do governo com a população. Lula apresentou desempenho mais favorável entre mulheres, pessoas com mais de 45 anos e com ensino fundamental ou superior, além de vantagem em quase todas as regiões, exceto o Centro-Oeste.
Comparativamente ao governo anterior, a gestão de Lula apresentou melhores índices em políticas sociais, combate à pobreza, comércio internacional e relações exteriores. Já na área da segurança pública, a diferença é de apenas 1 ponto percentual em relação ao período anterior.




