A Polícia Civil prendeu, nesta terça-feira (12), um homem em Francisco Morato e outro em Campinas durante a operação Caça-Fantasmas, que desarticulou um esquema de fraudes de concursos públicos e crimes contra as telecomunicações. A ação cumpriu seis mandados de busca e apreensão em Francisco Morato, Campinas e São Paulo.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os investigados aplicavam golpes por meio de falsos editais divulgados nas redes sociais. As vítimas eram direcionadas para páginas falsas que imitavam o portal do Governo Federal, onde preenchiam dados pessoais e recebiam QR Codes para pagamento de taxas entre R$ 28 e R$ 87. Após o pagamento, a inscrição inexistente era detectada como fraude.
As apurações identificaram ao menos 640 boletins de ocorrência com o mesmo padrão de golpe. Para dificultar o rastreamento, os criminosos mantinham empresas de fachada ligadas a crimes virtuais.
Durante as buscas, a polícia apreendeu um Porsche 911 Carrera azul, uma BMW 320i branca, um Porsche 911 Carrera S branco, um Range Rover Velar marrom, além de notebooks, computadores, celulares e itens de grife. Em um imóvel na Vila Mariana, zona sul da capital, os agentes localizaram uma central clandestina de TV a cabo, equipada para captar e redistribuir sinais de TV por assinatura e comercializar conteúdo ilegalmente. No local, também foram encontradas 20 máquinas de cartão ligadas ao esquema.
Os dois suspeitos foram presos em flagrante e autuados por associação criminosa e crime contra as telecomunicações. O caso é investigado pelo 42º Distrito Policial (Parque São Lucas).