A Polícia Civil de São Paulo deflagrou, nesta quinta-feira (11), uma operação que resultou na prisão de 14 pessoas ligadas a uma quadrilha especializada em crimes diversos, incluindo o roubo de mais de 60 motocicletas de alto valor na capital paulista e em Francisco Morato. O grupo também é apontado por vender peças de forma ilegal pela internet e aplicar golpes no transporte público através da clonagem e falsificação de cartões eletrônicos.
Batizada de Orbis Clausus, a ação foi conduzida pela 4ª Delegacia da Divecar (Divisão de Investigações sobre Furtos e Roubos de Veículos), do Deic, e contou com a participação de cerca de 100 policiais distribuídos em 50 equipes. Ao todo, foram cumpridos 39 mandados judiciais em diferentes pontos da capital e em Francisco Morato.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), entre os 20 alvos identificados, 11 foram capturados nesta quinta-feira, um já estava preso e outros dois morreram em confronto com policiais durante tentativas de roubo.
As apurações, que se estenderam por quatro meses, revelaram dois núcleos de atuação: um dedicado aos roubos de motocicletas, utilizando armas de fogo e violência, com funções bem definidas entre executores, receptadores e fornecedores de armamento; e outro voltado a fraudes digitais, responsável por manipular bilhetes eletrônicos com softwares ilegais e movimentar recursos em contas de terceiros.
Imagens apreendidas também reforçam as acusações. Em um dos vídeos, um suspeito aparece conduzindo uma motocicleta branca de luxo e se vangloriando por ser especializado nesse tipo de crime.





