Com um novo contrato assinado pelo governador de São Paulo Geraldo Alckmin para a retomada das obras da estação de Francisco Morato a população moratense fica cada vez mais ansiosa para ver a estrutura da estação começar a ganhar forma. Desde o dia da assinatura no dia 16 de novembro de 2017 no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, o governador anunciou que as obras da estação teriam inicio no mês de dezembro de 2017.
Dezembro passou, chegamos em 2018 e a população pouco viu ou soube das novidades sobre a nova estação de Francisco Morato. Exceto pela placa colocada ao lado da estação provisória no dia 21 de dezembro, que deu uma boa noção sobre os primeiros processos dessa obra.
Nessa primeira fase da construção da estação, conforme a placa os materiais e equipamentos para a execução da obra estão sendo fornecidos. E quem passa pelas escadas do terminal consegue notar dois containers cinzas que não estavam por ali a poucas semanas atrás.
A empresa ganhadora da licitação que vai realizar a obra da estação de Francisco Morato é a Spavias-Telar que existe desde 2003 e tem como foco obras de infraestrutura como manutenção e implantação de sistemas metroferroviário, aeroportuário e rodoviário. A empresa já executou construções e reformas em diversas estações da CPTM como: Calmon Viana, Itaim Paulista, São Miguel Paulista, USP Leste, Comendador Ermelino, Jardim Helena-Vila Mara e Jardim Romano.
A obra da estação de Francisco Morato vai custar mais de R$ 114 milhões e será uma das mais modernas. A estação terá 6.000 metros quadrados de área construída, três plataformas de embarque e desembarque, cinco escadas rolantes, três elevadores e todos os itens de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Serão implantados também dois acessos, sendo que um ligará a nova estação ao terminal rodoviário e o outro chegará até a Rua Gerônimo Cayetano Garcia, a principal rua do centro.
De acordo com informações da prefeitura de Francisco Morato, na próxima semana o responsável pela obra da estação de Francisco Morato vai se juntar com a prefeita Renata Sene para serem passadas maiores informações sobre como será o andamento das obras na cidade.
E o Cidade Repórter vai continuar trazendo mais detalhes sobre essa obra tão esperada pela população.
Texto: Lucas Varjão
Vamos aguardar e ficarmos atento para que não demore mais sete longos anos, né?