Moradores de SP recebem alerta de terremoto pelo celular na madrugada desta sexta (14) Moradores de São Paulo foram surpreendidos na madrugada desta sexta-feira (14), por volta das 2h, com um alerta de terremoto. A mensagem também incluía dicas de segurança.
O alerta foi recebido por celulares com sistema Android. O sistema indicou tremores com magnitudes de 4,6 em Ubatuba e 5,5 na Baixada Santista.
A notificação incluiu orientações de segurança. As recomendações incluem o uso de sapatos, a verificação das saídas de gás e a precaução para evitar construções que possam estar danificadas.
A Defesa Civil de São Paulo afirmou que o alerta não partiu do Centro de Gerenciamento. De acordo com o órgão, a notificação “possivelmente tenha sido emitida por algum serviço exclusivo do Google”.
“Não foi registrado nenhum abalo sísmico no estado de São Paulo”, afirma o Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo). Defesa Civil disse em nota que não emitiu nenhum alerta de terremoto na madrugada desta sexta-feira.
O Google explicou que a tecnologia utilizada pelo Sistema de Alerta de Terremoto do Android funciona com sensores dos próprios dispositivos para detectar movimentações sísmicas e pode emitir notificações preventivas com base em dados globais de sismologia. Por isso, quando os celulares “acham que pode ser um terremoto”, segundo a empresa, emitem o alerta na região afetada.