A TIC Trens, nova concessionária da Linha 7-Rubi, planeja implementar um novo sistema de informação para os passageiros durante os fins de semana. A empresa, que assume a operação a partir de 26 de novembro, pretende substituir o padrão de intervalo entre as composições por um horário mais preciso de chegada em cada estação.
A medida visa melhorar a experiência do usuário, especialmente durante os períodos de modernização da linha, que exigirão mudanças no serviço e podem aumentar o tempo de espera. Segundo Pedro Moro, presidente da TIC Trens, a intenção é evitar que o passageiro chegue à plataforma e perca um trem que acabou de sair.
“Em vez de informamos que o intervalo será de 30 minutos, nós queremos dizer que o trem vai passar aqui às 8h35, 9h05”, afirmou Moro. Ele reconheceu que, no início, a precisão pode ter uma margem de cerca de três minutos, mas o objetivo é permitir que o passageiro se programe com mais segurança.
Novos serviços na concessão
A concessão da TIC Trens engloba, além da Linha 7-Rubi, a implementação de dois outros serviços:
- Trem Intermetropolitano: Ligará Jundiaí a Campinas, com novas estações em Louveira, Vinhedo e Valinhos. A previsão de início é para o primeiro semestre de 2029.
- Trem Intercidades (Expresso): Conectará São Paulo a Campinas, com estreia prevista para o começo de 2031.





