O Programa da Frente de Trabalho em Franco da Rocha está voltando. Agora ligado à Secretaria de Governo, ele retorna de uma maneira assistencialista para os seus bolsistas que necessitam de uma vaga no mercado de trabalho.
A volta da Frente de Trabalho acontece graças a aprovação da Lei nº 1.253/2017, ocorrida no dia 11 de abril, substituindo alguns termos da Lei nº1239/2017 do dia 07 de março, a primeira a ser aprovada que tratava o assunto.
A Lei possibilitou também a regulamentação e a criação de uma comissão de apoio para todos os bolsistas que farão parte do programa, com a participação das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Governo, Gestão Pública e Educação. Na Saúde, por exemplo, tanto o bolsista e seus familiares farão parte da ESF (Estratégia da Saúde da Família), ou seja, terá o suporte de cada setor da prefeitura.
Como vai funcionar?
A contratação dos bolsistas vai acontecer por meio de processo seletivo, com as inscrições abertas de 24 de abril até o dia 04 de maio, das 08h às 17h, no ginásio Carlos Vicente Ferreira “Topre”, a Quadra Azul, no Jardim Cruzeiro, na Rua Antônio Inácio Bicudo.
Para o processo serão entregues 200 senhas diariamente para os interessados participarem da seleção. No dia 10 de maio sai a classificação preliminar dos bolsistas da Frente de Trabalho. Entretanto, para participar o interessado precisa ser morador de Franco da Rocha, há, pelo menos, dois anos e estar desempregado há no mínimo, seis meses.
O recurso para quem achar que deveria ter sido contemplado no processo acontece nos dias 11 e 12 de maio. A análise da solicitação acontece no dia 16 e no dia 17 será divulgada a lista final dos aprovados.
Alguns pontos que serão analisados durante o projeto, caso o número de inscritos superar o de vagas. A preferência será dada para o candidato que obter a maior pontuação segundo alguns critérios:
– Menor renda per capita familiar, número de dependentes e escolaridade;
– Mulheres que sustentam a família;
-Maior tempo desempregado;
-Maior Idade.
Contratação dos bolsistas
Estão previstas 300 vagas no Programa Frente de Trabalho. As contratações terão início no dia 18 de maio e vão acontecer conforme a necessidade do serviço, por parte da prefeitura.
Os integrantes do projeto vão receber auxílio mensal (salário mínimo em vigor no país), auxílio-transporte, cesta básica e também capacitação profissional, com carga horária de 72h. A grade dos cursos será montada de acordo com o perfil de cada um dos bolsistas. Além disso, também fará parte dos benefícios um seguro de acidentes pessoais.
A bolsa tem validade de seis meses e pode ser prorrogada por mais três. Após cinco meses no programa, a prefeitura fará uma reavaliação de cada bolsista, para checar se ele continua na mesma situação que estava quando iniciou, para que, em caso de melhora em sua situação, não ocupe a vaga de quem realmente necessita.
Confira o edital completo no link.