O prefeito Ildo Gusmão esteve na manhã desta quinta-feira (27), em Brasília, para receber do Governo Federal três novas ambulâncias que vão compor a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192 (SAMU), o serviço gratuito para assistência de urgência e emergência em saúde. Estiveram presentes na cerimônia de entrega o presidente da república em exercício Geraldo Alckmin e o ministro da Saúde Alexandre Padilha.
No início do mês, o Governo Federal anunciou a ampliação do SAMU 192 em todo o país e as cidades de Francisco Morato, Franco da Rocha, Caieiras, Mairiporã e Cajamar poderão agora contar com o Serviço de Atendimento Móvel.
Ildo celebrou a entrega das ambulâncias e lembrou dos desafios enfrentados pelo serviço de saúde municipal para atender a população em casos de emergência.
“Quantas vezes em nossa cidade, ao recebermos ligações com pedidos de socorro, tivemos que acionar o Corpo de Bombeiros para ajudar a salvar vidas? Mas agora isso acabou! Com o SAMU em Francisco Morato, o atendimento rápido e eficiente passará a ser realidade”, destacou o prefeito.
Prefeitos de municípios do CIMBAJU também marcaram presença no evento de entrega das ambulâncias, garantindo a integração dos serviços do SAMU para o atendimento da região.
Segundo o presidente em exercício Geraldo Alckmin, que também é médico, o atendimento rápido e com equipe treinada salva vidas, diminui sequelas e traz mais dignidade para a população. “O SAMU é parte importante dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS): oferecer um atendimento igualitário para todas as pessoas, com universalidade, chegando a todos os lugares, e olhando para a integralidade da saúde do cidadão”.
SAMU 192
O SAMU é um serviço gratuito, acessado pelo número 192, que funciona 24 horas e 7 dias por semana, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acionados por uma Central de Regulação das Urgências.