Pacientes e funcionários que utilizam o Hospital Estadual Albano, em Franco da Rocha, estão revoltados, pois desde o dia 1 de maio, o local passou a cobrar o estacionamento.
Alguns funcionários relataram ao Cidade Repórter que o valor cobrado a cada duas horas é de R$ 10 reais para pacientes que vão até o local com seus familiares e para funcionários como médicos, enfermeiros entre outros o valor mensal é de R$ 110 reais.
Indignados com a situação, pacientes e funcionários relatam nas redes sociais sobre a situação, e ressaltam que o Hospital é público e que acham um absurdo essa cobrança.
” Como pode um hospital público, com atendimento aos mais necessitados, ser cobrado um valor absurdo e sem avisar a população, além disso, só foi avisado as equipes 20 dias antes de iniciar as cobranças.” Disse um colaborador que preferiu manter a identidade preservada.
Alguns vereadores de Franco da Rocha também estão se mobilizando contra a medida.
O Cidade Repórter procurou o “CEJAM” Centro de Estudos e Pesquisas ‘Dr. João Amorim que é a empresa responsável pela administração do local, em nota fomos informados que a nova cobrança será para maior segurança da população:
“O CEJAM esclarece que a cobrança do estacionamento no Hospital Estadual Dr. Albano da Franca Rocha Sobrinho, em Franco da Rocha (SP), visa garantir a segurança de pacientes e familiares. ” Disse em nota
Ainda de acordo com as informações passadas pela dirigência a terceirização do serviço prevê recepção, manobra e estacionamento dos veículos, garantindo a adequação do fluxo de carros, maior fluidez de ambulância e carros especiais. Reforçam, ainda, que viaturas, ambulâncias e carros dos municípios transportando pacientes são isentos de cobrança.
Confira a nota na integra:
“O CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas ‘Dr. João Amorim’ esclarece que a cobrança do estacionamento no Hospital Estadual Dr. Albano da Franca Rocha Sobrinho, em Franco da Rocha (SP), visa garantir a segurança de pacientes e familiares. A terceirização do serviço prevê recepção, guarda, manobra e estacionamento dos veículos, garantindo a adequação do fluxo de carros, maior fluidez de ambulância e carros especiais, seguro dos veículos em caso de roubo e controle de acesso. Reforçamos, ainda, que viaturas, ambulâncias e carros dos municípios transportando pacientes são isentos de cobrança. A instituição segue à disposição para quaisquer esclarecimentos.”
É um absurdo, cobrar estacionamento de um local público de uso aos moradores de baixa renda, sem contar que todas as vezes que vc vai passar em um retorno tem que pagar o estacionamento de novo .. fiz uma cirurgia lá e estou fazendo tratamento e acompanhamento médico lá e tenho que pagar o estacionamento todas as vezes… Cadê o ministério público pra ver isso,onde está os nossos governantes pra tomar uma atitude e tirar esse estacionamento de lá … Não tem lógica cobrar estacionamento de um hospital que é pra cuidar do povo.. já não basta a cantina que tem lá dentro com os preços absurdo, agora vem a cobrança como se fosse um hospital particular….. Acorda governantes…. Vamos mudar essa história….
Realmente um absurdo, o povo sendo obrigado a aceitar as normas ditatoriais, que os eleitos pelo povo, se posiciona contra os seus próprios eleitores, para um exame de ressonância, entre atendimento e realizaçõo do exame, o tempo foi de 3h17min, uma cobrança de 10 por 2 horas, tive que pagar 20, os governos estão deixando o menos favorecido, ainda mais pobre. Logo teremos eleição para prefeitura vamos responder nas unas de votação.
“Hospitais públicos proibidos de cobrar estacionamento” https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=328271