A greve dos ferroviários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), marcada para a meia-noite desta quarta-feira (26), acontecerá nas linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade. As linhas 7-Rubi e 10-Turquesa vão operar normalmente.
A informação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo (STEFSP), Eluiz Alves de Matos, que informou os motivos de não aderir ao movimento.
Segundo o presidente, o sindicato que representa os trabalhadores das linhas 7 e 10 se solidariza e apoia a paralisação, mas destaca que não houve uma conversa prévia para organizar o movimento. Desta forma, não haveria um tempo legal no campo da Justiça, para organizar e anunciar uma greve, optando por orientar os seus representados a comparecer nos postos de trabalho e cumprir com as funções.
Com isso, na quarta-feira, dia 26, as linhas que atendem às cidades do Alto Tietê e a Zona Leste da capital, paralisam as atividades por tempo indeterminado.
Já as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, além das demais do transporte, a 8-Diamante e 9-Esmeralda (ViaMobilidade) e do sistema metroviário, 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata, também atenderão normalmente.
Privatização
A greve foi anunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil (STEFZCB) em protesto à privatização das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, representadas pela entidade.
Eles destacam que a privatização será uma piora na qualidade do serviço e segurança e buscam chamar a atenção para a questão e pedir apoio da população contra a concessão e o seu leilão, marcado para o próximo dia 28.