No último dia 27 Francisco Morato recebeu 440 mil através de emendas parlamentares, dinheiro que será aplicado no setor da saúde e infraestrutura do município. Em um dos casos foram destinados 190 mil para a área da saúde, em uma série de emendas que foram liberadas para mais 121 municípios através do governador Geraldo Alckmin, que realizou o anuncio ontem (27) no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo.
A verba vai ser destinada para à aquisição de equipamentos para as unidades de atendimento e uma van que fará o transporte dos moratenses para serviços médicos fora da cidade. A prefeita de Francisco Morato Renata Sene e o vereador Ildo Gusmão que estiveram no evento representando Francisco Morato agradeceram ao governador e aos deputados estadual Carlos Cezar e Deputado Gil Lancaster.
No mesmo dia na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) 250 mil foram liberados para a infraestrutura da cidade, através da emenda parlamentar do deputado estadual Cauê Macris. A presidente da Câmara Municipal de Francisco Morato, vereadora Márcia Della Torre acompanhou o andamento do processo e agradeceu ao deputado.
As emendas são vistas por muitos como um instrumento positivo. Dar esse poder aos parlamentares significa colocar de forma mais eficiente os recursos do orçamento. Os deputados e senadores devem conhecer muito melhor a realidade de seus estados, regiões e localidades do que o governo federal, que não consegue dar conta de dar atenção às diversas demandas de cada um dos muitos locais do país. Por isso, os projetos vindos de emendas parlamentares seriam mais bem direcionados, atendendo de forma eficiente aos principais anseios de cada localidade. Todas as emendas precisam passar pela análise da Comissão Mista de Orçamento para serem aprovadas. Também é necessário apresentar um projeto detalhado que justifique o uso dos recursos.