Francisco Morato foi reconhecida no dia 11 de dezembro com o 3º lugar na categoria Entidade Pública do 3º Prêmio Rompa TJSP/Apamagis, que valoriza práticas inovadoras de enfrentamento à violência de gênero em todo o Estado de São Paulo. A premiação destacou o projeto “Para Além, Todo Dia”, desenvolvido pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) em parceria com o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência do município.
A iniciativa se sobressai pelo atendimento especializado oferecido a mulheres que enfrentam, simultaneamente, o uso abusivo de substâncias psicoativas e situações de violência. O projeto atua por meio de acolhimento humanizado, acompanhamento contínuo e ações voltadas ao fortalecimento da autonomia, da proteção e da dignidade das atendidas.
Segundo os organizadores do prêmio, a proposta foi reconhecida por sua abordagem integrada e sensível, que articula saúde mental, assistência e enfrentamento à violência de gênero, contribuindo para a construção de políticas públicas mais eficazes e humanizadas.
O reconhecimento estadual reforça o papel da rede municipal de saúde de Francisco Morato no cuidado com as mulheres em situação de vulnerabilidade e evidencia o compromisso do município com a promoção de uma cidade mais justa, acolhedora e comprometida com a defesa da vida e dos direitos das mulheres.





