O Governo de São Paulo, por meio da Defesa Civil, firmou nesta segunda-feira (1º) cinco convênios para a instalação de nove sirenes de alerta remoto em municípios estratégicos, como Capivari, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, São Luiz do Paraitinga, Campo Limpo Paulista, Monteiro Lobato, Registro, Campos do Jordão e Santos.
Os dispositivos têm como objetivo alertar a população em áreas de risco de deslizamentos, enchentes e outros eventos climáticos extremos, sendo acionados de forma remota sempre que houver necessidade de evacuação imediata. Após o alerta, agentes da Defesa Civil conduzem os moradores a abrigos emergenciais, priorizando a preservação de vidas.
Com as novas sirenes, São Paulo passa a contar com 12 unidades operando em municípios estratégicos, somando-se às três já instaladas em 2023 em Franco da Rocha, São Sebastião e Guarujá. O investimento total para a expansão do sistema foi de pouco mais de R$ 3 milhões.
“A ampliação das sirenes garante que as pessoas recebam o alerta na hora certa, permitindo uma reação rápida e segura em situações de risco”, destacou a diretora da divisão de Monitoramento e Alerta, Major PM Michele César.
A ação faz parte da campanha SP Sempre Alerta – Operação Chuvas, que ocorre de 1º de dezembro a 31 de março. Durante este período, todo o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil permanece em prontidão, com monitoramento climatológico 24 horas, emissão de alertas, vistorias de campo e ações de conscientização sobre os riscos relacionados à chuva e outros fenômenos naturais comuns no verão.






