A Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue) de Jundiaí emitiu um alerta urgente sobre a situação crítica de seus estoques de sangue. Segundo a instituição, o volume de doações caiu cerca de 40% nas últimas semanas, deixando em risco o atendimento a 12 hospitais da região, entre eles o Hospital São Vicente de Paulo.
O cenário é especialmente grave para os tipos sanguíneos negativos, com destaque para o O-, que é o doador universal e indispensável em atendimentos de urgência e emergência.
“Cada minuto sem reposição pode significar vidas em risco, vidas que dependem de um gesto simples, mas poderoso: a doação de sangue”, destaca o comunicado da Colsan.
Quem pode doar?
Para se tornar um doador de sangue, é preciso atender a alguns requisitos básicos:
- Ter entre 16 e 69 anos (a primeira doação deve ser feita antes dos 60 anos);
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Apresentar documento oficial com foto (RG, CNH, etc.);
- Estar em boas condições de saúde e bem alimentado no dia da doação (evite alimentos gordurosos nas 3 horas anteriores);
- Menores de 18 anos precisam de autorização do responsável;
- O intervalo entre as doações é de 2 meses para homens (até 4 vezes ao ano) e 3 meses para mulheres (até 3 vezes ao ano).
Onde doar
Colsan Jundiaí
Rua XV de Novembro, 1848 – Vila Municipal
Estacionamento gratuito: Av. dos Ferroviários, 2100
Segunda a sábado, das 7h30 às 12h30 (exceto feriados)
Telefone: (11) 4521-4025
A Colsan reforça a importância do agendamento prévio para organizar o fluxo de pessoas e garantir a segurança de todos os doadores.





