Os estudantes que não conseguiram realizar um ou ambos os dias do Enem por motivos como falhas logísticas, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas poderão solicitar a reaplicação a partir desta segunda-feira (17). O prazo termina ao meio-dia da próxima sexta-feira (21). A solicitação deve ser feita pela Página do Participante, no portal do Inep, utilizando o login Gov.br.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), haverá apenas uma nova aplicação das provas, prevista para os dias 16 e 17 de dezembro. O candidato só refará o dia de exame em que foi impossibilitado de estar presente.
Para que o pedido seja analisado, é necessário enviar um documento oficial, legível e em português, que comprove o motivo da ausência e traga a data correspondente ao dia perdido. Cada caso será avaliado individualmente, e somente solicitações aprovadas garantirão a participação na reaplicação.
O edital prevê que podem pedir nova prova candidatos prejudicados por falta de energia, falhas durante a aplicação ou situações excepcionais, como desastres naturais que afetem os locais de realização. Um dos exemplos citados pelo Ministério da Educação é o de Rio Bonito do Iguaçu (PR), onde um tornado destruiu grande parte da cidade no início de novembro, levando ao cancelamento do exame.
Também estão aptos a solicitar a reaplicação os participantes que tenham sido diagnosticados com doenças infectocontagiosas, como covid-19, sarampo, tuberculose, meningites, varicela, influenza A e B, entre outras previstas no edital.
A confirmação do Inep é obrigatória para participar da nova aplicação. Caso o pedido seja deferido, o estudante fará somente a prova correspondente ao dia perdido.





