A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) emitiu uma orientação importante para a população: realizar a doação de sangue antes de se vacinar, uma vez que alguns imunizantes exigem um intervalo entre a aplicação da vacina e a coleta de sangue. As vacinas contra gripe, Covid-19, dengue e febre amarela podem impedir a doação por até 4 semanas, dependendo do caso.
Com isso, a SES-SP reforça que é fundamental que os cidadãos se informem sobre o tempo de espera recomendado para cada tipo de vacina. A recomendação é que a coleta seja feita antes da atualização da carteirinha de vacinação, pois uma única doação pode salvar até quatro vidas.
Os intervalos de espera para doação variam conforme a vacina: 48 horas após a vacina contra a gripe; sete dias após a vacina contra a Covid-19; e quatro semanas após as vacinas contra dengue e febre amarela.
Atualmente, o Estado enfrenta uma grave falta de sangue, especialmente do tipo O negativo. Esse déficit compromete o atendimento nas unidades de saúde e aumenta o risco de cancelamento de cirurgias, prejudicando os pacientes que necessitam de transfusão.
Para facilitar o acesso às unidades de doação, a SES-SP disponibiliza no aplicativo Poupatempo uma lista completa de hemocentros no Estado, com seus respectivos endereços, horários de funcionamento e informações de contato. O app está disponível para Android e iOS, de forma gratuita.
Para ser um doador de sangue, é preciso:
Estar bem de saúde;
Ter se alimentado antes da doação;
Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem consultar o site);
Pesar mais de 50 kg;
Levar um documento com foto recente;
Evitar alimentos gordurosos nas quatro horas antes da doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes. Em caso de gripe ou resfriado, aguarde uma semana para doar.
A SES-SP faz um apelo à solidariedade de todos para ajudar a enfrentar este momento de escassez, lembrando que a doação de sangue é um gesto simples, mas que pode salvar muitas vidas.