O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) recebeu autorização do Governo do Estado para realizar um novo concurso público — o primeiro desde 2019. Serão abertas 145 vagas para o cargo de agente estadual de trânsito, que exige nível superior e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B. As provas estão previstas para ocorrer em 2026.
Com a autorização, o Detran-SP iniciará a formação da comissão organizadora responsável por conduzir o processo. Caberá ao órgão contratar a instituição que desenvolverá e aplicará as etapas do certame.
A função de agente estadual de trânsito prevê jornada de 40 horas semanais e inclui atividades como atendimento ao público, participação em exames práticos de direção, fiscalização de empresas e profissionais credenciados e apoio na elaboração de políticas de segurança viária. O conhecimento em informática será essencial, já que o Detran-SP passa por um amplo processo de modernização digital.
O salário inicial para o cargo é de R$ 5.702,18, sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O pacote inclui recolhimento de encargos trabalhistas, previdenciários e fundiários, além de férias, 13º salário, vale-transporte, vale-refeição ou alimentação e assistência médica.





