A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para a chegada de um ciclone extratropical, que deve provocar tempestades fortes entre esta sexta-feira (7) e sábado (8) na região Sudeste. O fenômeno trará chuvas intensas, queda de granizo e rajadas de vento extremas para diversas áreas do estado.
No Litoral Norte, os ventos podem atingir até 115 km/h. A velocidade será ligeiramente menor na Baixada Santista, Vale do Ribeira e Região de Itapeva, onde pode chegar a 110 km/h. Na Região Metropolitana de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, as rajadas devem alcançar 100 km/h. Mesmo em áreas mais interiores, como Presidente Prudente, Marília e Ribeirão Preto, a previsão é de ventos de até 95 km/h.
A Defesa Civil alerta que rajadas acima de 70 km/h já representam risco de quedas de árvores, destelhamentos e interrupção de energia, sendo o risco significativamente maior acima de 100 km/h. O órgão explicou que a situação é resultado da “combinação de calor pré-frontal, avanço de frente fria e circulação do ciclone extratropical”, podendo gerar microexplosões (downbursts) pontuais. O sistema estadual de Defesa Civil estará em prontidão, e um Gabinete de Crise será mobilizado no sábado (8), quando se esperam os maiores impactos.
As recomendações à população incluem evitar áreas arborizadas e contato com água, recolher objetos soltos em quintais e acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193) em caso de emergências.





