A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para a chegada de temporais e chuvas intensas entre a noite desta quinta-feira (29) e a sexta-feira (30) em diversas regiões do estado. A instabilidade é causada por um sistema de baixa pressão formado na costa paulista, que pode trazer precipitações generalizadas, ventos fortes, raios e até granizo.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências, esta quinta-feira terá características típicas de verão, com sol entre nuvens e aumento das temperaturas. A combinação de calor com a umidade proveniente do oceano e da Amazônia favorece a formação de áreas de instabilidade, que podem gerar pancadas de chuva localmente fortes ainda durante o dia. À noite, o avanço do sistema meteorológico deve intensificar as precipitações, tornando-as mais duradouras.
Na sexta-feira (30), a instabilidade deve se manter em grande parte do estado, com chuvas de intensidade moderada a forte ao longo do dia. O risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos aumenta, já que o solo ainda está encharcado pelas chuvas recentes.
Acumulados de chuva previstos em 24 horas:
- Médio: Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, Franca, Barretos e São José dos Campos
- Alto: Capital e Grande São Paulo, Baixada Santista, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara
- Muito alto: Vale do Ribeira, Itapeva e Sorocaba
Para coordenar a atuação em caso de emergências, a Defesa Civil ativará o Gabinete de Crise presencialmente a partir das 8h de sexta-feira, reunindo líderes de órgãos responsáveis por atendimento a desastres. Na manhã desta quinta, será realizada ainda uma reunião com representantes de todos os municípios paulistas para definir estratégias preventivas.
A população deve acompanhar os alertas oficiais, evitar áreas de risco, não atravessar trechos alagados ou com enxurradas e ficar atenta a sinais de deslizamentos. Em situações de emergência, o contato deve ser feito pelo telefone 199.
Para o fim de semana, a previsão é de melhora no tempo. No sábado (31), o afastamento do sistema de baixa pressão permitirá predomínio de sol, elevação das temperaturas e possibilidade de pancadas isoladas à tarde.





