A partir de setembro deste ano, o Serviço 710, que atualmente permite viagens integradas entre as Linhas 7 Rubi e 10 Turquesa sem necessidade de transferência de trens na Estação Brás, será descontinuado. Com a mudança, os passageiros precisarão realizar baldeação na Estação Luz para seguir seus trajetos.
Essa alteração afetará diretamente a conexão entre o Grande ABC e a cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo.
Operação assistida e impacto nas linhas
Segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o Serviço 710 continuará operando até o encerramento da operação assistida da Linha 11 Coral na Estação Palmeiras-Barra Funda, prevista para ocorrer dentro de alguns meses.
A operação assistida, que começou em 15 de dezembro de 2024, tem duração parcial das 10h às 15h e abrange também o Expresso Aeroporto, além das Linhas 3 Vermelha do Metrô e 8 Diamante da ViaMobilidade. O objetivo é garantir mais segurança e conforto aos passageiros durante este período de transição, que deve durar aproximadamente nove meses.
Mudanças na Linha 10 Turquesa e opções para os passageiros
Após a descontinuação do Serviço 710, a Linha 10 Turquesa passará a operar apenas no trajeto Luz-Rio Grande da Serra. Para os passageiros da Linha 7 Rubi que desembarcam na Estação Palmeiras-Barra Funda, novas opções de integração serão oferecidas com o Expresso Aeroporto e as Linhas 11 Coral da CPTM e 3 Vermelha do Metrô.
Essas mudanças deverão aumentar o tempo de deslocamento para os passageiros, pois exigirão mais baldeações entre as linhas, o que pode gerar um impacto na rotina de quem depende do transporte público da CPTM.