O Governo Federal anunciou na última sexta-feira (14), que Francisco Morato, Franco da Rocha, Caieiras, Mairiporã e Cajamar passarão a contar com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). A cerimônia de entrega do novo serviço aconteceu na cidade de Sorocaba, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
No evento, foram disponibilizadas sete Unidades de Suporte Avançado (USA) do SAMU para atender os municípios de Caieiras (1), Cajamar (2), Francisco Morato (2) e Franco da Rocha (2). Os veículos consistem em ambulâncias móveis que oferecem atendimento médico de emergência e são equipados com aparelhos semelhantes aos de uma UTI hospitalar.
O projeto de ampliação do SAMU prevê ainda dez ambulâncias, inclusive para a cidade de Mairiporã. No total, serão entregues 199 ambulâncias pelo Governo Federal ao Estado de São Paulo.
Prefeitos de várias cidades receberam simbolicamente a chave das ambulâncias das mãos do presidente Lula. A prefeita de Franco da Rocha, Lorena Oliveira, também marcou presença na cerimônia e celebrou a conquista.
Com essa entrega do Governo Federal, a expectativa é de que mais vidas sejam salvas, sequelas evitadas e que o cuidado no momento certo seja expandido em todo o país.
SAMU 192
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um dos componentes da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde e faz parte da Rede Assistencial Pré-Hospitalar Móvel de atendimento às urgências. O serviço é gratuito, acessado pelo número 192, funciona 24 horas e 7 dias por semana, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acionados por uma Central de Regulação das Urgências. Por isso, o SAMU 192 tem papel fundamental na organização do atendimento na rede de Atenção às Urgências.





