Entre os dias 5 e 8 de novembro, Cajamar sediará o Programa de Desenvolvimento Paralímpico, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O projeto visa fomentar o esporte paralímpico, oferecendo suporte e capacitação técnica a profissionais da área.
Durante os quatro dias de atividades, os participantes receberão capacitação teórica e prática em diversas modalidades paralímpicas. Nesta nova etapa do projeto, os alunos poderão escolher entre as seguintes modalidades: atletismo, badminton, halterofilismo, futebol de cegos, judô, tênis de mesa, voleibol sentado e natação.
As aulas incluirão conceitos e técnicas, fundamentos básicos e as adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo nas modalidades destacadas.
O programa é aberto a professores e estudantes do último ano de Educação Física, além de professores que atuam em aulas de conteúdo esportivo, mesmo que não sejam formados em Educação Física. Para participar, é necessário realizar o curso virtual “Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esporte, da Educação Paralímpica”.
Desde sua criação em 2021, o projeto já passou por mais de 64 cidades no estado de São Paulo, capacitando mais de 9.100 pessoas. Em 2024, estão previstas 36 etapas do programa.
Os interessados em participar do Programa Paralímpico podem se inscrever pelo site paralimpico.com.br.
Serviço
O que: Etapa PARALÍMPICO Cajamar
Quando: 5 a 8 de novembro
Local: Ginásio de Esportes do Polvilho, Rua Creusa Ferreira de Araújo, 120, Bela Vista – Cajamar – SP.