Uma escola de Várzea Paulista foi uma das grandes vencedoras da 4ª edição do Prêmio Ciência para Todos, em cerimônia realizada nesta quarta-feira (29) no Museu Catavento, na capital. A iniciativa, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura, tem como objetivo estimular a produção científica na rede pública e fortalecer o vínculo entre ciência, educação e comunidade.
A E.E. Mitiharu Tanaka, de Várzea Paulista (a 54 km da capital), venceu na categoria Ensino Fundamental com o projeto “Cidade à Prova d’Água”, que buscou solucionar um problema real da comunidade: o impacto das chuvas em alguns bairros. Orientados pela professora de matemática Kethlyn Belmonte Marino, os estudantes criaram protótipos de pisos drenantes que captam e redirecionam a água da chuva. A proposta foi tão bem recebida que chegou a ser apresentada a representantes da Prefeitura, que adotaram parcialmente uma das ideias.
“Participar do projeto, além de ter sido uma experiência nova, foi muito interessante e divertido. Na hora que a professora contou a notícia da premiação, eu me senti muito feliz e orgulhoso da nossa sala”, comemorou David Willian Machado de Moura, de 13 anos, um dos integrantes da pesquisa.
As outras escolas premiadas foram a E.E. Luiz Bortoletto, de Pedreira (a 137 km da capital), que venceu na categoria Ensino Fundamental com o projeto “Farmácia Natural – Saberes Populares e Plantas Medicinais da Comunidade”, e a E.E. Ângelo Scarabucci, de Franca (a 400 km de SP), vencedora na categoria Ensino Médio com o projeto “Fertiliza Invasora”.
Para a professora Kethlyn, vencedora em edições anteriores, o prêmio ressalta o papel transformador da escola. “Os pais e a comunidade passam a ver a escola com outros olhos, como um ambiente que cria oportunidades e que se importa com problemas reais. Juntos podemos mudar o mundo, e essa mudança pode começar aqui, na nossa escola”, afirmou.
Sobre o Prêmio
O Prêmio Ciência para Todos estabeleceu para esta edição o tema “Um mundo melhor para todos”, alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Como recompensa, os três primeiros colocados de cada categoria garantirão a professores e estudantes uma visita a um centro de pesquisa apoiado pela Fapesp, com todas as despesas custeadas. Os professores orientadores das equipes premiadas também receberão um notebook como reconhecimento pelo trabalho.





